O Blog do Madridista se mudou para:

www.blog.renatobotelho.com


Aguardo a sua visita!

© 2009-2011 Blog do Madridista

José María Gutiérrez Hernández.

José María Gutiérrez Hernández, conhecido como Guti, nasceu no dia 31 de outubro de 1976 em Torrejón de Ardoz, Madrid. Defendeu o Real Madrid desde criança e deixou o clube com 33 anos de idade, após ter gerado amor e ódio ao longo de sua carreira.

Guti em uma partida com o Real Madrid atuando como capitão.

Conhecido também pelos seus apelidos, El ‘14’, El Canterano e Guti Haz (nome que utilizou em sua camisa nos últimos anos, deixando para trás o Guti H.), o meia-volante chegou ao Real Madrid com 9 anos e encantou o time de base madridista. Na temporada 1995/1996, chegou ao Real Madrid B, onde ficou menos de um ano, pois fora promovido.

Estreou no time principal no final do ano de 1995, graças a Jorge Valdano, numa partida em que o Real Madrid venceu o Sevilla por 4 a 1. Nos primeiros anos, não teve muitos minutos, visto que havia outros jogadores mais experientes em sua posição. Mas a sua situação mudou com a chegada de Vicente del Bosque, no fim dos anos 90. Guti começou a ser importante e ter um papel destacado na equipe. Com trabalhos físicos, ganhou músculos e com sua qualidade técnica, foi ganhando espaço e tendo os seus minutos.

Ainda em 1999, foi convocado para a seleção espanhola e jogou contra a Croácia, numa partida em que os espanhóis venceram por 3 a 1. A sua qualidade era visível. Uma técnica muito boa. O seu ponto negativo era o temperamento. Com pouca cabeça, não soube manter uma linha. Isto gerou amor e ódio ao longo dos anos. Mas estava lá.

Na temporada 2000/2001, Guti teve de jogar mais avançado, como um atacante, pois Morientes havia se lesionado. Resultado: Marcou 14 gols na temporada, o que ajudou o Real Madrid a conquistar o 28° título da La Liga. Na mesma temporada, entrou em uma confusão no estádio El Madrigal, ao responder insultos. Desde então, sempre foi provocado ao voltar a este estádio. Naquela ocasião, o Real Madrid o multou por indisciplina.

Com o passar dos anos, sempre teve os seus minutos, mas não foi titular absoluto. Com a vinda de outros treinadores, procurava o seu espaço e fazia o seu jogo. Independente do tempo em campo fez parte de todos os títulos do Real Madrid desde que chegou. Mas com a chegada do técnico Bernd Schuster, foi titular e peça chave na equipe. Na temporada 2007/2008, tornou-se o jogador com mais assistências na La Liga: 14.

14 era o seu número. Vestia a camisa número 14 blanca e fez história com ela. Um rebelde genial. Possuía uma técnica digna de poucos craques do futebol mundial. Continuando com o seu número, no dia 14 de setembro de 2008, Guti marcou contra o Numancia o gol número 5000 do Real Madrid na La Liga. Deixou mais uma marca importante.

Foi uma espécie de maestro no conjunto blanco, um segundo maestro, só atrás de Zidane. Mas ao contrário do francês, continuou tendo problemas de comportamento, o que freou um pouco a sua carreira. Poderia ter sido um gigante se tivesse tido cabeça e equilíbrio. Mas mesmo assim conquistou a torcida (boa parte dela) e foi respeitado em Madrid. Porém, Madrid não era mais o seu lugar. Quis mudar de ares. E anunciou a sua retirada na temporada 2009/2010, faltando ainda um ano de contrato.

Guti tinha um sonho: Viver na Turquia e andar de moto. Seguiu este sonho, deixando saudades na equipe que defendeu desde que era um garoto. Aquele rebelde genial cresceu e escondeu debaixo das tatuagens um menino bom, que não sabia como agir diante dos acontecimentos. Muitos o consideram um gênio incompreendido.

Guti se despede do Bernabéu e recebe calorosos aplausos.

Em sua última partida no Bernabéu, a torcida o aplaudiu de pé. O Real Madrid havia vencido o Bilbao por 5 a 1. Guti jogou a partida inteira. Terminou como um titular absoluto. E com a faixa de capitão no braço. Despediu-se após jogar 385 partidas na La Liga e marcar 46 gols. No minuto 88 da partida, a torcida começou a cantar “Guti, ale! Guti, ale!”. Quando o árbitro apitou o fim, Guti foi até o meio de campo e devolveu o carinho aplaudindo a sua torcida. Poucos minutos depois, voltou e entregou a sua camisa para a torcida.

Guti conquistou com o Real Madrid, em 14 temporadas, os seguintes títulos: 5 Campeonatos Espanhóis (1996/97, 2000/01, 2002/03, 2006/07 e 2007/08); 4 Supercopas da Espanha (1997, 2001, 2003 e 2008); 3 UEFA Champions League (1997/98, 1999/00 e 2001/02); 1 Supercopa da Europa (2002); 2 Mundiais Interclubes/Copa Intercontinental (1998 e 2002). Marcou 72 gols com a camisa blanca e foi capitão em dezenas de ocasiões.

E para terminar, ainda conquistou títulos com a seleção espanhola, onde não teve o merecido destaque, sendo esquecido e deixado de lado com o passar dos anos. Mas no tempo em que jogou, marcou 3 gols e teve o seu mérito com a fúria espanhola. Conquistou 1 Europeu sub 18 (em 1995) e 1 Europeu sub 21 (em 1998). Só faltou uma Copa do Mundo.


Vídeo especial sobre Guti com passes e assistências geniais.


Vídeo homenagem de despedida deste craque.

Leia e comente a coluna especial: Guti e as tacadas de gênio.

O seu novo caminho antes de se aposentar é o Besiktas. Guti jogará em uma liga estrangeira por duas temporadas e receberá 3 milhões de euros por cada uma delas. E se depender da torcida turca, Guti se sentirá como em casa. Logo em sua chegada ao aeroporto de Istambul, centenas de pessoas o receberam como herói. Dois dias depois, em sua apresentação no estádio do Besiktas, mais festa para o novo '14'; Confira aqui.

4 comentários:

  1. Agradeço ao Guti pelos títulos mas não é ídolo, para mim, sempre foi paneleiro, prejudicou muito o time com isso e também não é craque.

    ResponderExcluir
  2. Craque ele é sim, sem dúvidas. A questão é que ele não teve cabeça e isso ferrou tudo.

    ResponderExcluir
  3. Esse Renyer fala merda viu!

    Só quem fala isso, é quem não viu ele jogar .
    Porque o cara é o cara! Gutierrez ! Hala Madrid!

    ResponderExcluir
  4. O importanre não é se ele ferrou o time ou o prejudicou. O importante é que ele ganhou titulos, ajudou o Real.

    ResponderExcluir

Caro(a) leitor(a),

O seu comentário passará por uma breve aprovação e logo será publicado. Este sistema é utilizado para evitar ofensas e/ou spams entre os participantes.

Contatos pessoais devem ser feitos através do Formulário de Contato ou das outras opções encontradas na página Contato.

Direitos autorais.
É proibida a cópia parcial ou total deste blog.
Plágio é crime e está previsto na lei N° 9610 sobre direitos autorais.

Popular Posts

Junte-se a nós!

Publicidade

Newsletter

+ Real Madrid:

Nome: Real Madrid Club de Fútbol.
Apelidos: merengues, blancos...
Fundação: 1902.
Estádio: Santiago Bernabéu.

Próxima Partida:

La Liga (13° Rodada):
Adversário: Valencia.
Dia: 19/11/11 (sábado).
Hora: 19:00 (horário de Brasília).
Estádio: Mestalla.
Jogo anterior: Osasuna (7-1).

Destaque 11/12:

Seja um seguidor:

Arquivo:

Marcadores:

Receba as novidades por e-mail:

Add to Google Reader or Homepage

Título:

Contas Premium

Rede Social: