O Blog do Madridista se mudou para:

www.blog.renatobotelho.com


Aguardo a sua visita!

© 2009-2011 Blog do Madridista

A evolução de Marcelo.

Marcelo chegou ao Real Madrid em janeiro de 2006. Nem tinha completado 18 anos. Fabio Capello queria que o brasileiro jogasse no Castilla para ganhar experiência. No entanto, Marcelo acreditava que podia jogar no time principal.

Marcelo durante uma partida do Real Madrid com Cristiano e Di María.

Pepe o ajudou dentro do elenco e aos poucos foi ganhando espaço. Não foi fácil: Schuster o colocou como lateral; Juande Ramos o improvisou como interior esquerdo; Pellegrini o utilizou nesta mesma posição em 12 partidas. Naquela época, era visível a deficiência defensiva de Marcelo, que se destacava apenas na parte ofensiva.

Chegou Mourinho. O português tinha uma opinião clara sobre Marcelo, não gostava do brasileiro. Disse que era tudo, menos um defensor. Porém, com pouquíssimo tempo de convivência, mudou completamente de opinião, chegando a dar esta declaração: “A melhor decisão que o clube tomou foi não contratar nenhum lateral, porque temos o melhor”, comentou o treinador merengue. Marcelo ganhou moral.

Mourinho conseguiu extrair o melhor do brasileiro. Pelo fato do jogador não ter jogado a Copa do Mundo, ambos puderam trabalhar juntos desde o primeiro dia, o que foi crucial para a evolução de Marcelo e a mudança de opinião de Mourinho, que se encarregou de mostrar vídeos da temporada passada, onde o lateral cometia erros.

Marcelo aceitou as críticas construtivas e quis melhorar. Deu certo. O curioso é que Manolo Ruiz, auxiliar de Schuster, também fazia sessões de vídeos com Marcelo para ver os seus erros, sem resultado. Há coisas em que apenas Mourinho consegue fazer. Não na questão técnica, que pode até ser a mesma, mas na questão de motivação. Os jogadores, com Mourinho, sentem-se motivados e jogam o melhor de seu futebol.

A confiança no brasileiro fez com que seus números melhorassem muito. Na temporada 2008/09, os adversários ganhavam os lances em quase 68% das vezes. Na temporada seguinte, caiu para 53%. Com Mourinho, até o momento, caiu para menos de 30%. Ricardo Carvalho comentou sobre: “Não sei como era antes, mas quando cheguei aqui me encontrei com um lateral perfeito”, disse o zagueiro.

Em um de seus momentos marcantes no clube, destaque para a partida contra o Espanyol, fora de casa, pela 23° rodada da La Liga. Neste dia, Casillas foi expulso no primeiro toque na bola e a equipe precisou jogar 90 minutos com um a menos. Quem se destacou e mudou o parâmetro do jogo foi Marcelo, que foi o melhor em campo com uma atuação excepcional tanto na defesa quanto no ataque, inclusive marcando o gol da vitória do Real Madrid (0-1) e com a faixa de capitão no braço.

No dia 16 de março, o Real Madrid teve um grande desafio: passar das oitavas de final da Champions após seis anos. Os madridistas venceram o Lyon por 3 a 0. O herói do jogo? Marcelo. O brasileiro abriu o placar com um golaço, iniciou a jogada do segundo e se consagrou como o melhor jogador da partida.

A evolução de Marcelo é visível. A torcida do Real Madrid reconheceu o seu esforço e o aplaudiu em todas as partidas do time no Bernabéu na temporada. Atualmente é titular absoluto no time de Mourinho. Merece ser o lateral da seleção brasileira.

Um comentário:

  1. Bom post. Esse é um jogador que cresceu e ganhou espaço. Muito legal.

    ResponderExcluir

Caro(a) leitor(a),

O seu comentário passará por uma breve aprovação e logo será publicado. Este sistema é utilizado para evitar ofensas e/ou spams entre os participantes.

Contatos pessoais devem ser feitos através do Formulário de Contato ou das outras opções encontradas na página Contato.

Direitos autorais.
É proibida a cópia parcial ou total deste blog.
Plágio é crime e está previsto na lei N° 9610 sobre direitos autorais.

Popular Posts

Junte-se a nós!

Publicidade

Newsletter

+ Real Madrid:

Nome: Real Madrid Club de Fútbol.
Apelidos: merengues, blancos...
Fundação: 1902.
Estádio: Santiago Bernabéu.

Próxima Partida:

La Liga (13° Rodada):
Adversário: Valencia.
Dia: 19/11/11 (sábado).
Hora: 19:00 (horário de Brasília).
Estádio: Mestalla.
Jogo anterior: Osasuna (7-1).

Destaque 11/12:

Seja um seguidor:

Arquivo:

Marcadores:

Receba as novidades por e-mail:

Add to Google Reader or Homepage

Título:

Contas Premium

Rede Social: