O Blog do Madridista se mudou para:

www.blog.renatobotelho.com


Aguardo a sua visita!

© 2009-2011 Blog do Madridista

Os erros fatais do Real Madrid.

Durante a temporada passada, Jorge Valdano, um grande jogador do passado, porém um pequeno diretor do presente, disse que os jogadores das bases teriam mais destaque na temporada 2010/2011. Sabemos que na última década os canteranos não receberam o devido valor e, praticamente em todos os casos, foram vendidos antes mesmo de terem uma chance na equipe principal. São sonhos interrompidos por adultos cometendo os mesmos erros infantis de sempre.

Dois jovens craques: Marcos Alonso (à esq.) e Rodrigo Moreno (à dir.)

O presidente Florentino Pérez é o maior responsável por isto, ao lado de toda a direção esportiva da equipe. Ano após ano com contratações milionárias que deram pouco retorno. As mais recentes foram Kaká e Benzema, que fizeram uma temporada 2009/2010 péssima. O gasto dos dois? 100 milhões. E as bases? Continuaram treinando, jogando no Castilla e sonhando com uma nova era no Real Madrid.

Saiu Pellegrini, sem pulso, entrou Mourinho, o ‘rei’ da Europa e um dos melhores técnicos do mundo. Veio Canales (grande promessa do futebol espanhol), Di Maria, Pedro León e Khedira. Boas contratações. Mourinho acredita em todos eles. Acredita também que conseguirá recuperar o futebol de Kaká e Benzema, para que façam a temporada que não fizeram anteriormente. Muito bom. Mas e as bases? Bom, Mourinho chamou cinco canteranos para a pré-temporada do time nos EUA. Já é alguma coisa.

Mas então nos deparamos com duas notícias péssimas: "Marcos Alonso e Rodrigo Moreno vendidos". Duas jóias de Valdebebas indo embora sem nem conseguir jogar na equipe principal. Marcos é o lateral-esquerdo que o Real Madrid não tem desde Roberto Carlos; Rodrigo é o atacante que poderia muito bem ser reserva do Higuaín e ser opção durante a temporada, afinal, temos Copa do Rei, Liga, Champions. E, apesar de jovem, tem muito mais personalidade que Benzema. Além de uma característica interessante, já que pode jogar nas duas pontas do campo, sabe trabalhar o jogo de corpo e tem uma canhota incrível; sobre Marcos você pode ler mais na postagem sobre ele. É só clicar no link de seu nome.

O Bolton da Inglaterra contratou Marcos por três temporadas. Em sua apresentação no time inglês, o lateral falou (leia-se desabafou) sobre as categorias de base do Real Madrid: “É complicado um jogador das bases triunfar no Real Madrid. A pressão por ganhar títulos nos afasta. Se fico em Madrid posso passar anos sem ter continuidade, mas tenho que jogar futebol no nível mais alto possível”, disse o jovem jogador.

Já Rodrigo foi para o Benfica de Portugal. O time português pagou seis milhões por cinco temporadas. Há um detalhe, no entanto: O Real Madrid costuma colocar cláusulas de recompra nestas negociações. No caso de Rodrigo, o Real terá que pagar mais que o dobro do que o Benfica pagou caso o queira na temporada que vem. A desculpa dos diretores de Madrid são sempre as mesmas: "Para pegarem experiência". Fizeram a mesma coisa com Negredo e Parejo, disseram que voltariam, mas depois que vão embora, criam uma certa mágoa e não querem mais voltar, salvo alguns casos como Granero, Arbeloa, etc.

A verdade é que Rodrigo entrou na operação Di Maria.

Torço para que Mourinho consiga formar um timaço para a nova temporada, recuperar o grande futebol de Kaká e Benzema e ganhar título(s), mas fica um vazio quando acompanhamos jovens jogadores com potencial incrível saindo antes de completar um ciclo. Pior ainda quando estas coisas acontecem por que o clube está nas mãos de pessoas despreparadas, que dizem entender de futebol, quando só estão pensando na política e nas cifras originadas das estrelas. Que Mourinho consiga mudar este parâmetro ao longo da temporada.

Desejo sorte aos meninos na nova vida e tenho certeza que eles farão sucesso em seus novos clubes, assim como muitos outros ex-madridistas fizeram. Não é a forma que gostaríamos que fosse, mas é a forma alternativa que foi criada devido aos mesmos erros fatais de sempre.

Os canteranos são a essência do clube.

4 comentários:

  1. POis é para mim Marcos Alonso é meu favorito canterano.é uma pena mas ainda bem que no contrato tem opçao de recompra agora vamos ver se eles fazem uma boa temporada.SORTE MARCOS
    TE QUEREMOS! ANIMO Y VUELVE AL MADRID :D

    ResponderExcluir
  2. Renato,eu senti a mesma frustação quando li as noticias da venda dos canteranos.
    Nesse estilo de adminstrar,fica dificil o clube criar jogadores com identidade.
    Creio que vamos ter que esperar que o Fernando Hierro se torne presidente e o Raul treinador para ter de volta o Madrid estilo "Quinta del Butre" com a maioria de jogadores formada na cantera.

    ResponderExcluir
  3. Tomaz disse...

    Se eu tivesse um sonho de jogar em clube grande desde as canteiras ao proficional, e sabendo que eu tenho um potencial para brilhar na equipe principal e mim mandassem para "outra equipe para ganhar esperiencia"(besteira), eu não voutaria mais.
    Eu queria que eles jogasem na equipe principal, são otimos.
    A canteira Juvenil "A" ganhou a TRIPLICE COROA, coisa que a porra do proficional não fez!
    São melhores que os proficionas.

    jOGADORES QUE COMESSÃO NAS CANTEIRAS E ESTAO
    BRILHANDO EM OUTRA EQUIPE.

    juan Mata, Eto'o, Cambiasso, Negredo, Pajero, Javi Garcia e muitos,muitos,muito e muito mesmo.
    SEI NÃO VIU!

    ResponderExcluir
  4. e mesmo acho que o real deveria gastar menos dinhero e ter mais rendimento mais o time da temporada 2010/2011 promete

    ResponderExcluir

Caro(a) leitor(a),

O seu comentário passará por uma breve aprovação e logo será publicado. Este sistema é utilizado para evitar ofensas e/ou spams entre os participantes.

Contatos pessoais devem ser feitos através do Formulário de Contato ou das outras opções encontradas na página Contato.

Direitos autorais.
É proibida a cópia parcial ou total deste blog.
Plágio é crime e está previsto na lei N° 9610 sobre direitos autorais.

Popular Posts

Junte-se a nós!

Publicidade

Newsletter

+ Real Madrid:

Nome: Real Madrid Club de Fútbol.
Apelidos: merengues, blancos...
Fundação: 1902.
Estádio: Santiago Bernabéu.

Próxima Partida:

La Liga (13° Rodada):
Adversário: Valencia.
Dia: 19/11/11 (sábado).
Hora: 19:00 (horário de Brasília).
Estádio: Mestalla.
Jogo anterior: Osasuna (7-1).

Destaque 11/12:

Seja um seguidor:

Arquivo:

Marcadores:

Receba as novidades por e-mail:

Add to Google Reader or Homepage

Título:

Contas Premium

Rede Social: