Manuel Pellegrini escalou o time assim: Iker Casillas, Sérgio Ramos, Pepe, Albiol, Arbeloa, Xabi Alonso, Lass, Marcelo, Kaká, Higuaín e Cristiano Ronaldo.
Dos 10 finalistas ao prêmio Bola de Ouro deste ano, 6 estiveram em campo hoje: Cristiano Ronaldo, Kaká, Xavi, Iniesta, Messi e Ibrahimovic (este, no 2° tempo).
Primeiro tempo: Um jogo equilibrado, concentrado no meio de campo e com muitos impedimentos. O Barcelona tentou fazer o seu jogo, como é habitual, mas o Real Madrid estava sólido lá atrás e não permitiu que o ótimo meio campo do Barcelona chegasse a área madridista. O Real Madrid, porém, aproveitava o tempo todo as recuperações de bola e chegava com perigo ao gol catalão. E, apesar do Barcelona tocar bem a bola, os merengues as recuperavam e tocavam bem, deixando a partida disputada.
O lance mais perigoso da primeira etapa foi aos 19min, quando Kaká partiu para cima da defesa adversária e tocou para Cristiano na entrada da área. O português, que foi bastante vaiado pela torcida da casa, quase marcou, mas Valdes fez boa defesa para escanteio. Neste lance, o Real Madrid poderia estar vencendo por 1 a 0. Após isso, porém, Cristiano apagou um pouco na partida. O luso jogou bem avançado, com Higuaín. E, apesar do placar da primeira etapa ser zero a zero, foi um grande primeiro tempo.
Segundo tempo: Domínio do Barcelona até o momento da expulsão. Aos 53min, Higuaín quase marcou. Puyol salvou no último segundo. O Barcelona teve Zlatan no lugar de Henry e aos 55min Ibrahimovic abriu o placar da partida. O domínio do time catalão era visível, mas para a sorte do Real Madrid, Busquets foi expulso por uma besteira do jogador aos 62min. Aos 65min, Benzema entrou no lugar de Cristiano Ronaldo, que jogou bem, mas ainda não pode jogar 90 minutos. Aos 73min, Raúl entrou no lugar de Arbeloa.
Com um a mais, Raúl, Benzema e sem Cristiano, o Real Madrid tentou aproveitar os espaços deixados no campo para chegar ao empate. Mas a parte defensiva do time catalão impediu a chegada dos madridistas mais vezes na área. Aos 88min, após uma falta não marcada em Higuaín, Messi na cara do gol não marcou. Casillas salvou o Real. Aos 89min, porém, Lass foi expulso, após uma falta estúpida. O francês já tinha amarelo. Com dez jogadores para cada lado, o Barcelona soube administrar a vitória.
Melhores momentos do clássico no Camp Nou.
Com a derrota, o Real Madrid perde a liderança do campeonato espanhol. Antes da partida, o Real tinha um ponto a mais que o rival. Agora, o Real Madrid está dois pontos atrás do Barcelona. A La Liga segue disputada e o Real Madrid está vivo na disputa.