O Blog do Madridista se mudou para:

www.blog.renatobotelho.com


Aguardo a sua visita!

© 2009-2011 Blog do Madridista

Mourinho vence a guerra com Valdano.

José Mourinho não tinha boa relação com os dirigentes do Real Madrid, em especial com Jorge Valdano. Os enfrentamentos começaram na pré-temporada, quando o treinador solicitou a contratação de um terceiro atacante.

No dia 8 de agosto, disse: “Não podemos ficar 10 meses com dois atacantes”. No dia 24 do mesmo mês, foi além: “Se Higuaín ou Benzema se lesionarem, teremos problemas”. Dito e feito. ‘Pipa’ se machucou e desfalcou o time.


No dia 19 de dezembro, após uma péssima arbitragem na partida Real Madrid-Sevilla, Mourinho compareceu à coletiva de imprensa com uma lista apontando os erros cometidos pelo árbitro Clos Gómez na ocasião. O clube, porém, não o apoiou.

O português ainda se queixou por não ter o respaldo do clube: “Há um clube, com uma estrutura, e quero que defendam a minha equipe. O que passou não merece comentário. Se ninguém quiser defender a equipe e ficar atrás de um treinador que sempre dá a cara, perfeito. Vou pedir uma reunião com o presidente”.

No mesmo dia, desmentiu um assunto relacionado a Pepe que estava rodando na imprensa: “É mentira que Pepe tenha pedido 6 milhões para renovar”. Dois dias depois, insistiu no assunto: “O Real Madrid não pode perder Pepe e Pepe não pode perder o Real Madrid”, afirmou com autoridade.

Um grande descontentamento, então, veio do caso Higuaín. Ao saber que o argentino sofria uma hérnia de disco, o treinador foi o primeiro a dizer em público que havia perdido o argentino para o resto da temporada, pois o mesmo precisaria de operação. O Real Madrid, por sua vez, buscou um tratamento conservador, procurou várias opiniões médicas para no fim, após perder várias semanas, chegar a conclusão que o jogador precisaria sim passar por cirurgia.

Mourinho, claro, não perdeu tempo e criticou: “Algum iluminado falou da possibilidade de recuperação sem cirurgia... agora os iluminados mudaram de opinião”.

Outras divergências foram acontecendo, sendo o tema principal a falta de uma atacante, já que Benzema não rendia o esperado e Morata não tinha a confiança do treinador. Surgiram, então, nomes, como Llorente. O espanhol poderia ser uma grande contratação, mas o Real Madrid não quis levar adiante para não estremecer as relações com o Bilbao.

O maior descontentamento, porém, veio após o empate na partida Almería-Real Madrid, quando Mourinho deixou Benzema no banco e o time perdeu mais de 60 minutos sem atacante. O técnico, ainda se queixando do clube não contratar um ‘9’, soube apenas pela imprensa de um “recado” de Valdano, dizendo assim: “Mourinho tinha um ‘9’ no banco de reservas”.

Na mesma semana, ‘Mou’ o respondeu, criticando o fato de receber este tipo de recado pela imprensa, deixando claro que, apesar de ser o Bola de Ouro 2010, não estava contente com os bastidores do Real Madrid, acreditando que cada um dentro do clube estava remando para um lado diferente e com uma postura “em cima do muro”.

Na última semana de janeiro, houve a ruptura definitiva entre Mourinho e Valdano. Primeiro, ao ser questionado se falava sobre reforços com Valdano, foi direto na resposta: “Eu falo com Florentino Pérez e com José Ángel Sánchez (diretor geral executivo)”.

Por fim, antes da semifinal da Copa del Rey, ‘Mou’ proibiu a entrada de Valdano nos vestiários antes e depois dos jogos e, inclusive, dos treinamentos em Valdebebas.

Depois disso, não houve mais contato entre os dois. Recentemente, Mourinho parou de conceder entrevistas coletivas e permitiu que seu assistente, Aitor Karanka, fosse o seu porta-voz. Até mesmo o assistente falou sobre o tema “Mourinho-Valdano”, acabando com qualquer possibilidade de acerto entre o treinador e o diretor. Em poucas palavras, mas com bastante significado, Karanka disse o seguinte: “Valdano é porta-voz do clube, não do treinador”.

Tal resposta veio devido a uma resposta do diretor-geral, dizendo que Mourinho “havia tirado o foco de si para baixar a poeira”. Não deu certo.

No dia 25 de maio de 2011, finalmente, Florentino Pérez anunciou a saída de Jorge Valdano do clube. Segundo o Real Madrid, de forma amigável entre o presidente e o agora ex-diretor.

O fim de um cargo sem utilidade.

Sabia-se que dentro da cúpula, a “hierarquia” nada mais era do que uma política disfarçada para não permitir o contato direto entre treinador e presidente. Outros treinadores ao longo dos anos tiveram esta barreira. O último foi Pellegrini. Valdano era a pedra no sapato. Uma pedra mal colocada por Florentino Pérez.

Uma guerra entre Mourinho e Valdano, a princípio, poderia não acabar bem para o português, uma vez que o dirigente sempre teve o apoio do presidente. No entanto, Mourinho surgiu e mudou os parâmetros, conquistando a torcida e os jogadores, vencendo uma guerra pessoal que durou uma temporada e obrigando o presidente a tomar medidas a seu favor para melhorar a sintonia entre todos dentro do clube.

3 comentários:

  1. Bom post. Mourinho está no comando do time inteiro. Quero ver a próxima temporada.

    ResponderExcluir
  2. Já vai tarde,que inhaca esse Valdano!!!Agora o Madrid deslancha. Valdano foi (ir)responsavél por um dos maiores vexames da história do Madrid. Em 2003 botou pilha pra o presidente demitir Vicente del Bosque e trouxe (foi um aposta dele) o idiota do Carlos Queiroz....resultado em 2004 o clube perdeu a final da copa del rey,pois não tinha preparo fisico,perdeu a liga de bandeja pro Valência e a champions pro timeco do Mônaco. Não tem olho clinico, não sabe sabe escolher jogador.As ultimas ligas que o Madrid venceu foi graças ao ex-diretor Mijatovic, esse sim entende de futebol,trouxe o Sneidjer o Robben o Marcelo o Higuain o Lass Diarra o Van der Vart o Van Nisteroy e o que fez o Valdano assim que entrou? Botou Sneidjer, Robben, Van der Vart e Van Nistelroy pra fora. Estava boicotando o trabalho do Mourinho e na verdade estala lá como um come e dorme,pois quem traballha de verdade é Mourinho.

    ResponderExcluir
  3. Antes Valdano do que Mourinho.
    Eu estava com o coração apertado pensando que agora iriamos nos despedir de Mourinho pelos problemas com a diretoria. Ufa! Diferente de Pellegrini, Mou não tem papas na língua. Ele fala o que tiver que falar e não tem medo de dizer, ele sabe que se não quiserem tem quem queira. Mas olha o trabalho do cara, meu deus! O Madrid de 2010/11 é completamente diferente do de 2009/2010 e a próxima temporada vai ser ainda melhor, se em menos de um ano tivemos tanta melhora, agora os jogadores vão estar mais familiarizados e o time mais estruturados. Agora é só esperar. Pode vir Agüero, Coentrão, Zidane ou Figo, daqui pra frente é só alegria.

    ResponderExcluir

Caro(a) leitor(a),

O seu comentário passará por uma breve aprovação e logo será publicado. Este sistema é utilizado para evitar ofensas e/ou spams entre os participantes.

Contatos pessoais devem ser feitos através do Formulário de Contato ou das outras opções encontradas na página Contato.

Direitos autorais.
É proibida a cópia parcial ou total deste blog.
Plágio é crime e está previsto na lei N° 9610 sobre direitos autorais.

Popular Posts

Junte-se a nós!

Publicidade

Newsletter

+ Real Madrid:

Nome: Real Madrid Club de Fútbol.
Apelidos: merengues, blancos...
Fundação: 1902.
Estádio: Santiago Bernabéu.

Próxima Partida:

La Liga (13° Rodada):
Adversário: Valencia.
Dia: 19/11/11 (sábado).
Hora: 19:00 (horário de Brasília).
Estádio: Mestalla.
Jogo anterior: Osasuna (7-1).

Destaque 11/12:

Seja um seguidor:

Arquivo:

Marcadores:

Receba as novidades por e-mail:

Add to Google Reader or Homepage

Título:

Contas Premium

Rede Social: