O Blog do Madridista se mudou para:

www.blog.renatobotelho.com


Aguardo a sua visita!

© 2009-2011 Blog do Madridista

Guti e as tacadas de gênio.

O Real Madrid não vencia o Deportivo La Coruña no estádio Riazor há 18 anos. Isto quer dizer que jogadores históricos do clube blanco como Raúl, Casillas e Guti nunca tinham vencido naquele que era o maior tabu até então. Até o dia 30 de janeiro de 2010, na 20° rodada da La Liga. Surpreendentemente, sem Cristiano Ronaldo e Higuaín, entre outros.

Granero abriu o placar da partida numa bobeada da zaga adversária. Mas foi no segundo gol dos merengues que surgiu o grande momento: 39min, contra-ataque do Real Madrid, Kaká toca para Guti. Naquele momento, se esperava que fosse invadir a área e chutar para o gol, como a grande maioria. Invadiu a área, mas quando todos pensaram que iria chutar, deu de calcanhar e deixou Benzema livre para empurrar para as redes.
O grito que estava preso desde o início de sua carreira.

''Eu vi Benzema chegando pelo canto do olho'', disse Guti. ''Como ele fez isso?'', perguntou o goleiro Aranzubia. Ninguém imaginou que naquele momento aconteceria aquilo. Uma tacada de gênio, que deixou toda a equipe adversária com um ponto de interrogação na testa. Nem Benzema esperava por aquilo, mas teve a bola nos seus pés para marcar.

Guti guiou a equipe. A melhor versão de Guti reapareceu no Riazor. O ''grande jogador de pouca cabeça'', como é conhecido, teve outro lapso de gênio na carreira. Quantos jogadores no mundo tiveram tantos lapsos de gênio como Guti durante suas carreiras? Isto mostra que ele não é um jogador comum, pelo contrário, é um craque, que infelizmente sofreu pelas irregularidades e picos altos e baixos na carreira. No pico baixo, é nervoso, prejudica; No pico alto, é craque, é genial. É um jogador imprevisível, ao qual nunca sabemos qual versão entrará em campo no dia seguinte. Mas sabemos que com Guti foi e será assim.

Amado e odiado por muitos, Guti segue os seus passos finais no Real Madrid. Após momentos conturbados com Pellegrini, voltou a ser titular e utilizar a faixa de capitão da equipe. Quando joga Raúl, o mesmo entrega a faixa a Guti ao deixar o campo. Guti comanda um meio que Kaká ainda não foi capaz de fazer em Madrid. Sabemos que no dia seguinte Guti pode jogar tudo pelos ares de novo e bagunçar mais uma vez o lugar, mas podemos ter a sorte da moeda cair de novo e de novo do lado certo, para quem sabe assim Guti possa fechar a carreira com chave de ouro, uma carreira que despertou amor e ódio.

Continuando na partida contra o Deportivo, Benzema fechou o marcador no final do segundo tempo (1-3). Uma vitória que quebrou um tabu de 18 anos. No momento do terceiro gol, Guti que nem estava perto do lance se ajoelhou no campo e gritou (vide foto acima). Um grito de alívio, com a emoção de saber que após uma carreira toda sem vencer naquele estádio, finalmente tinha conquistado uma vitória no tão temido campo.

O nome do jogo, um dos responsáveis pelo fim de um tabu que assombrou por muitas gerações a equipe madridista. A jogada do segundo gol será lembrada por décadas, concerteza. Este momento será lembrado para sempre. O fim de um tabu com a assistência do ano. Raúl, Casillas e Guti puderam, enfim, comemorar uma vitória no Riazor.

Esta assistência genial de calcanhar, porém, não foi a única na carreira de Guti. Mantendo o padrão, podemos nos lembrar da temporada 2005/2006, na 19° rodada da La Liga, quando o Real Madrid enfrentou o Sevilla no Bernabéu. Corria o minuto 59, quando Guti deixou todos impressionados com uma assistência genial na entrada da área, que foi recebido por nada mais que Zinedine Zidane. O maestro marcou e o estádio se levantou. Metade saia para abraçar Zizou pelo gol; Metade para abraçar Guti pelo belo passe. No fim, o Real Madrid venceu por 4 a 2. Mas este foi o lance da partida e a assistência do ano.

As duas assistências geniais de Guti.

Vale lembrar, por fim, que jogadores como Zinedine Zidane e Ronaldo Nazário, ao serem questionados sobre quem foi o melhor jogador com quem jogaram juntos no sentido de servir bolas e lançá-los, a resposta é a mesma até hoje: ''Guti''. A assistência da temporada 2005/2006 no Bernabéu e a deste ano no Riazor estão aí para todos verem.

Obrigado Guti por nos deixar mais esta obra de arte.

Jogadores Históricos: José María Gutiérrez Hernández.

4 comentários:

  1. Ótimo post. Duas jogadas maravilhosas. Concordo com tudo e ressalto que é uma pena não sabermos qual Guti joga no dia seguinte.

    ResponderExcluir
  2. Cara eu amo teu blog! XD

    Abrass!

    ResponderExcluir
  3. Grande post!!!! Apesar de achalo uma eterna promessa mesmo com mais de 30 anos tem coisa boa para mostrar!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos pelos comentários e opiniões.

    Voltem sempre.
    Abraços,

    ResponderExcluir

Caro(a) leitor(a),

O seu comentário passará por uma breve aprovação e logo será publicado. Este sistema é utilizado para evitar ofensas e/ou spams entre os participantes.

Contatos pessoais devem ser feitos através do Formulário de Contato ou das outras opções encontradas na página Contato.

Direitos autorais.
É proibida a cópia parcial ou total deste blog.
Plágio é crime e está previsto na lei N° 9610 sobre direitos autorais.

Popular Posts

Junte-se a nós!

Publicidade

Newsletter

+ Real Madrid:

Nome: Real Madrid Club de Fútbol.
Apelidos: merengues, blancos...
Fundação: 1902.
Estádio: Santiago Bernabéu.

Próxima Partida:

La Liga (13° Rodada):
Adversário: Valencia.
Dia: 19/11/11 (sábado).
Hora: 19:00 (horário de Brasília).
Estádio: Mestalla.
Jogo anterior: Osasuna (7-1).

Destaque 11/12:

Seja um seguidor:

Arquivo:

Marcadores:

Receba as novidades por e-mail:

Add to Google Reader or Homepage

Título:

Contas Premium

Rede Social: